Cristianismo Como Vivido Por Prodonoff

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar

"e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho."

(Marcos 1:15, BKJ1611)

"Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

(João 3:16, BKJ1611)

"E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para nós. Deus é amor; e aquele que habita em amor, habita em Deus, e Deus nele."

(1 João 4:16, BKJ1611)

"Porque isto é bom e aceitável aos olhos de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade."

(1 Timóteo 2:3-4, BKJ1611)

Por que, então, deixar tantos se perderem? Por que ser a força que os leva a perecerem?

Eu penso que Deus é como um programador. Escreve código, fica apegado ao que criou, quer que funcione, mas não funciona, e mais importante do que o apego ao código é a necessidade dele funcionar.

Eu não sei inteiramente o que passa na cabeça de Deus pra que nossas vidas sejam tão perecíveis.

Eu talvez não entendo a magnitude do sofrimento e sacrifício que Jesus fez na cruz pra que eu pudesse viver. Possivelmente porque não entendo a necessidade. É tão simples quanto nos dar vida eterna diretamente, se é pra viver, não é? E se conduta é tão importante, porque não deixar "hardcoded" em todos? Será que há importância na autonomia do código? Por que? Perdoe-me pela blasfêmia, mas existe um Yoshi celestial para qual somos um EP que deve ser entregue por Deus?

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem são os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, como os céus são mais altos do que a terra, deste modo são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos."

(Isaías 55:8-9, BKJ1611)

2024-06-30

"Não estejais unidos em jugo desigual com incrédulos, pois que companheirismo tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o infiel? E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivo, como Deus disse: Eu habitarei neles e andarei entre eles; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Portanto, saí do meio deles, e separai-vos, diz o Senhor. E não toqueis em coisa imunda, e eu vos receberei; e serei Pai para vós, e vós sereis meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."

(2 Coríntios 6:14-18, BKJ1611)

"Podem dois caminharem juntos, se não estiverem de acordo?"

(Amós 3:3, BKJ1611)

Já passei por isso antes: um profundo desconcerto e a tentativa de o resolver com mudanças radicais na vida, começando com cortes. Cortar hábitos, comportamentos, amigos, relações, carreiras, aspirações, posses, bens, inibições e "bom senso". Me falaram que estava "chutando tudo para o espaço". Achei engraçado.

Eu poderia muito bem começar a berrar barbaridades aqui. Coisas que magoam e afastariam vocês de mim, mas coisas que ao mesmo tempo tem fundamento bíblico e que eu teria apoio eclesiástico em dizer. Coisas possivelmente lidas como cruéis, mas que interpreta-se como "avisos de alguém que se preocupa de verdade, ao invés de ficar calado e deixar vocês se perderem".

"E abençoado é aquele que não se ofender em mim."

(Mateus 11:6, BKJ1611)

O desdobramento de tais atos resultaria em suicídio social e acadêmico. Quem condena o que eu falaria julgaria tal recompensa como retribuição justa. Quem concorda com o que eu falaria consideraria tal consequência como sinal de estar seguindo o caminho correto.

"O que encontrar a sua vida, perdê-la-á, e o que perder a sua vida por minha causa, encontra-la-á."

(Mateus 10:39, BKJ1611)

"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á."

(Mateus 16:25, BKJ1611)

Chamaram Jesus de louco, de Belzebu. Se sou amado por amigos do mundo, e não odiado, se me tratam melhor do que tratavam Jesus, algo está errado.

"E a multidão vinha junto outra vez, de tal modo que eles nem podiam comer pão. E quando seus amigos ouviram isto, saíram para o prender; porque eles diziam: Ele está fora de si. E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Ele tem a Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa demônios."

(Marcos 3:20-22, BKJ1611)

"E sereis odiados de todos os homens por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo."

(Mateus 10:22, BKJ1611)

"O discípulo não está acima de seu mestre, nem o servo acima de seu ­senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao mestre da casa, quanto mais chamarão aos de sua casa?"

(Mateus 10:24-25, BKJ1611)

Eu reconheço que é muito possível que eu esteja romantizando e dramatizando esse "grande sacrifício" que devo fazer para tentar gerar simpatia sua e ser persuadido a não fazer isso.

Nesse caso, talvez seja melhor calar-me.

2024-07-01

"Novamente, a palavra do SENHOR veio a mim, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu trouxer a espada sobre a terra, se o povo da terra tomar um homem de suas costas, e o estabelecer por seu vigia; se quando ele vir que a espada vem sobre a terra, ele soprará a trombeta e avisará o povo. Então, quem quer que ouvir o som da trombeta, e não considerar o aviso, se a espada vier e o tomar, seu sangue será sobre a sua própria cabeça. Ele ouviu o som da trombeta e não considerou o aviso; seu sangue será sobre ele; mas o que considerar o aviso livrará a sua alma. Mas, se o vigia vir que vem a espada, e não soprar a trombeta, e o povo não for avisado, se a espada vier, e levar qualquer pessoa dentre eles, ele é levado em sua iniquidade; mas seu sangue eu requererei da mão do vigia.

Então tu, ó filho do homem, te estabeleci vigia sobre a casa de Israel; portanto, tu ouvirás a palavra da minha boca, e lhes avisará de mim. Quando eu disser ao perverso: Ó homem perverso, tu certamente morrerás; se tu não falares, para avisar ao perverso do seu caminho, aquele homem perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Entretanto, se tu avisares ao perverso do seu caminho para que se desvie dele, se ele não se desviar do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma. Portanto, ó tu, filho do homem, fala à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Se as nossas transgressões e os nossos pecados estiverem sobre nós, e nós nos consumirmos neles, como deveríamos então viver? Dize-lhes: Como eu vivo, diz o Senhor DEUS, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se desvie de seu caminho e viva. Desviai-vos, desviai-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel? Portanto, tu, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; quanto à perversidade do perverso, não cairá assim no dia em que se desviar da sua perversidade; nem o justo será capaz de viver pela sua justiça no dia em que ele pecar. Quando eu disser ao justo que ele certamente viverá, se ele confiar na sua própria justiça, e cometer iniquidade, todas as suas justiças não serão lembradas, mas por sua iniquidade que ele cometeu, morrerá por ela. Novamente, quando eu disser ao perverso: Tu certamente morrerás; se ele se desviar do seu pecado, e fizer aquilo que é lícito e certo; se o perverso restaurar o penhor, der novamente aquilo que havia roubado, andar nos estatutos da vida, sem cometer iniquidade, ele certamente viverá, não morrerá. Nenhum de seus pecados que ele cometeu será mencionado a ele; ele fez aquilo que é lícito e certo, ele certamente viverá.

Todavia, os filhos do teu povo dizem: O caminho do Senhor não é igual; mas para eles, seu caminho não é igual. Quando o justo se desviar das suas justiças, e cometer iniquidade, ele morrerá nela. Mas se o perverso se desviar de sua perversidade, e fizer aquilo que é lícito e certo, ele viverá assim.

Todavia, vós dizeis: O caminho do Senhor não é igual. Ó vós, casa de Israel, julgar-vos-ei a cada um segundo seus caminhos."

(Ezequiel 33:1-20, BKJ1611)

Não é pra ficar quieto.

Ah, mas você pode me dizer que esta mensagem era de Deus para Ezequiel especificamente, que não se aplica a mim.

"Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra."

(2 Timóteo 3:16-17, BKJ1611)

Além disso, há a Grande Comissão, a ordenança que Jesus deu, de tal forma que fomos instruídos já a ir e fazer discipulos.

"E Jesus veio e lhes falou, dizendo: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco sempre, até o fim do mundo. Amém."

(Mateus 28:18-20, BKJ1611)

Tem que ir e fazer o que foi ordenado. E não é só isso.

"Mas qual de vós, tendo um servo lavrando ou apascentando o gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: Chega-te e assenta-te à mesa? E não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois tu comerás e beberás! Ele agradecerá ao servo, porque este fez as coisas que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando tiverdes feito as coisas que vos for mandado, dizei: Nós somos servos inúteis, fizemos o que era nosso dever fazer."

(Lucas 17:7-10, BKJ1611)

Não tem saída. Não tem jeitinho. Tem que servir. Tem que obedecer.

2024-07-08

Alguns dizem que "se algo importa para você, importa para Deus". Já outros dizem "Quando você encontrar Deus no céu, Ele não vai perguntar sobre sua carreira ou coisas assim. Vai te perguntar sobre as almas para as quais você trouxe o evangelho". Então qual que é? Deus se importa ou não com as coisinhas deste mundo? Com as coisas que no meu dia a dia eu dou valor e considero importantes?

Vejamos as escrituras

"Ninguém que milita se embaraça com os negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o escolheu para ser soldado."

(2 Timóteo 2:4, BKJ1611)

"E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus disse-lhe: Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos."

(Mateus 8:21-22, BKJ1611)

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

(Mateus 6:19-21, BKJ1611)

"Se algum homem vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e esposa, e filhos, e irmãos, e irmãs, sim, e também a sua própria vida, ele não pode ser meu discípulo. E quem não carregar a sua cruz, e não vir após mim, não pode ser meu discípulo."

(Lucas 14:26-27, BKJ1611)

"Pois que vantagem tem o homem em ganhar o mundo inteiro, e perder a sua própria alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?"

(Mateus 16:26, BKJ1611)

É estranho até de pensar que um Deus tão investido em cada ação e palavra nossa, se importando tanto com as minúcias de nosso comportamento, parece se importar tão pouco com as coisas deste mundo com as quais nós nos importamos. Pensa-se que há uma distinção entre a importância do comportamento e das coisas do mundo como posses e família. Talvez esta diferença esteja na duração do impacto e das coisas em si. As consequências de agradar a Deus são eternas, enquanto buscar agradar a si com o mundo, uma coisa efêmera, tem consequências passageiras. Pode ser que, voltando a pensar em Deus como programador, que o alinhamento do nosso comportamento com Sua vontade seja mais importante para Seus propósitos do que essas distrações e obstáculos que nos aparecem.

"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai e vende o que tu tens, e dá-o aos pobres, e tu terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me."

(Mateus 19:21, BKJ1611)

"E respondendo Jesus, novamente lhes falou em parábolas, dizendo: O reino do céu é semelhante a um certo rei, que fez as bodas de seu filho, e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Mais uma vez, ele enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e meus cevados estão mortos, e todas as coisas estão prontas; vinde às bodas. Mas eles, fazendo pouco caso, seguiram os seus caminhos, um para sua fazenda, outro para o seu negócio. E os outros, tomaram os seus servos, os maltrataram e mataram. Mas, ouvindo disso o rei, irou-se, e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles assassinos, e incendiou a sua cidade. Então ele diz aos servos: As bodas estão preparadas, mas os que foram convidados não eram dignos."

(Mateus 22:1-8, BKJ1611)

Portanto, que dêmos importância ao que importa de fato: o eterno, o espiritual. O façamos sem medo de jogar fora, rejeitar ou perder o que for necessário.

2024-07-21

"Então, Mardoqueu ordenou que se respondesse a Ester: Não imagines que, estando na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Pois se de todo te calares agora, de outra parte se levantará socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; quem sabe se não foste elevada a rainha para tal tempo como este?"

(Ester 4:13-14, BKJ1611)

Me foi dito duas vezes que talvez eu estou aqui na USP por um motivo. Que eu fui posto neste lugar não para o rejeitar ou abandonar, mas para justamente pregar o evangelho onde talvez nunca seria pregado se não for por mim. Alcançar pessoas que possivelmente nunca seriam alcançadas. A universidade como campo missionário.

Sinto que tenho falhado com isso. Tenho respeito demais por vocês, não quero encher o saco com evangelismo. Não quero pôr meus relacionamentos com vocês a perder. Em suma, não quis evangelizar. Mas isso tem consequências.

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai que está no céu. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai que está no céu."

(Mateus 10:32-33, BKJ1611)

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal perder seu sabor, com que se há de salgar? Para nada mais é bom senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade estabelecida sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas sobre um castiçal, e dá luz a todos que estão na casa. Deixai a vossa luz brilhar diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está no céu."

(Mateus 5:13-16, BKJ1611)

"Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua aparição e no seu reino; que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, reprove, repreendas, exortes com toda longanimidade e doutrina."

(2 Timóteo 4:1-2, BKJ1611)

É em grande parte por isso que tenho essa página aqui. Para talvez cumprir o que deveria fazer, mas mesmo assim não acho que estou fazendo direito. Ainda fala muito de mim e pouco do evangelho

Em suma, o evangelho é o seguinte: Deus nos criou. Nós todos fomos e somos ruins, mas Deus é bom. Deus não suporta o mal, e assim nós nos afastamos de Deus, mas ele ainda quer viver conosco. Ele enviou seu Filho pra sofrer e morrer. Por que? Porque alguém tinha que morrer pelo mal. Agora a gente pode viver com Deus!

Vocês todos provavelmente já sabiam disso nessa forma. Mas posso falar de mais especificidades. Posso falar das aparentes falhas nesse raciocínio. Não sei se consigo dizer como são só aparentes falhas, ao invés de falhas reais, mas estamos aí.

2024-07-23