Guia Avançado de Sobrevivência ao Avançado

De Wikoleculares
Revisão de 08h39min de 9 de junho de 2025 por Turma 33 (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

09/06/2025

Oi amigos CMers! A criação dessa página é uma tentativa de reunir informações básicas sobre o avançado para todos os alunos do básico que ainda não estão com as preparações do projeto avançadas. Em especial, coloco aqui todas as informações que eu consegui, após uma série de ghostings da coordenação, sobre a questão de extensão no avançado.

Já existe uma página sobre o Ciclo Avançado, mas ela tá antiga e tem um outro tom que, eu, em meu estado atual de coringamento de fim de básico, jamais conseguiria alcançar (e o tempo tá passando, eu precisava escrever isso aqui logo). Vale a pena dar uma olhadinha lá também.

ENFIM

É isso! Vamo lá!

O básico sobre o avançado

  • Um aluno do CM pode iniciar seu ciclo avançado com no máximo 2 matérias do básico faltando (desde que da mesma área - ex. devendo Quim III e IV). Se você estiver devendo mais matérias da mesma área ou mesmo duas, mas de áreas diferentes, você vai precisar esperar mais um ano para escrever seu projeto.
  • A data limite para entrega dos projetos é dita como “15 dias antes do último dia do semestre”, o que daria dia 23 de junho nesse ano (2025). No entanto, quando perguntado aos docentes inteirados das burocracias, eles responderam que podia ser alguma coisa ao redor daquele dia, ou seja, inauguramos aqui mais uma particularidade do CCM!: o prazo difuso em distribuição gaussiana. -> (apesar disso, recomendo fortemente que mantenhamos em nossas cabeças que é pra entregar dia 23, porque, formalmente, o atraso só não dá merda se tiver uma justificativa do Orientador e se a CG gostar da justificativa). *só aproveitando pra avisar que a próxima CG é dia 1º de agosto
  • Pra montar seu avançado você deve: escolher alguma coisa que você goste minimamente de estudar; achar um orientador nessa área; mandar um email se apresentando (às vezes apresentando o curso tb); fechar e escrever um projeto de pesquisa com ele e, agora, a novidade do CM 2.0, disponível a partir da Turma 33, aquela que ninguém sabe ainda muito bem como vai funcionar: ter um projeto de extensão universitária dentro do seu projeto de avançado!!!! (mais informações sobre essa loucura numa das seções abaixo)

Entrega do avançado

  • A entrega se dá pelo envio dos documentos para o email do Nelson (gradccm@usp.br). Os documentos são Anexo I, Projeto de Iniciação à Pesquisa e Proposta de Grade e devem estar juntos num único arquivo pdf chamado “AnexoI_ProjetoIC_FulaninhoDaSilva”.
  • O projeto tem que estar nos moldes FAPESP.
  • Não entregar a Proposta de Projeto implica em não ter sua matrícula feita no ciclo avançado.
  • Você meio que pode entregar um projeto de um ano. O Nelson fala que não é bom porque não segue a proposta pedagógica do curso, mas já rolou algumas vezes e ninguém teve problema. A única diferença é que depois você vai ter que entregar uma proposta nova junto com o relatório da pesquisa (o que também acontece se você decidir trocar de projeto no meio do avançado).
  • No caso de projeto novo (troca de projeto), você tem que apresentar uma carta de aceite do orientador, projeto científico e proposta de grade das disciplinas no mesmo prazo, do semestre anterior, para ser matriculado nessa disciplina. O não cumprimento dos prazos e entrega de documentação incompleta resultarão na não obtenção dos créditos naquele semestre.
  • Tem mais informações mais técnicas sobre isso no email que a gente recebe do gradccm@usp.br e no documento "Instruções de entrega projetos ou relatórios CCM" (que eu transcrevi pra wiki).

O rolê da extensão

Isso aqui é o karma das outras vidas que a gente tá pagando agora. Na reestruturação dos cursos que trouxe as AEXs e nos deu 318h de extensão para cumprir, também rolou das disciplinas de Iniciação à Pesquisa I, II, III e IV do CCM ganharem 60 horas de extensão cada, totalizando 240h e deixando 78h pra gente matar como quiser (que pode ser participando de duas Febraces). Por conta disso, agora precisa haver um projetinho de extensão incluso no seu projetão de avançado.

Em busca de esclarecer dúvidas quanto a isso, tentei falar com o coordenador, que não respondeu nenhuma mensagem (nem quando eu apelei para figurinhas de cachorrinhos). Então, fui atrás da ex-coordenadora e as informações abaixo são frutos dessa conversa. Tentei obter mais informações com o Nelson, mas ele tava tão perdido quanto a gente. Ele ficou de falar com a Merari pra ficar a par disso e fazer um comunicado oficial, mas de qualquer forma, agora faltam só duas semanas para a entrega e a gente precisa fazer alguma coisa.

Pois bem, essa extensão:

  • Quem é da T32 ou anterior e tunelou não precisa fazer isso, a bucha é só pra T33, T34, T35...
  • Não precisa cadastrar como AEX em lugar nenhum e nem precisa de toda aquela burocracia
  • Precisa tá explicadinha dentro do projeto de iniciação (fazendo parte do cronograma e tudo) - tô achando que isso vai ficar bagunçado e que era melhor ter um segundo docs anexado com essa parte, maaaas é, a gente não tem nenhuma orientação quanto a isso até agora.
  • Não precisa ter uma relação direta com o seu tema de pesquisa do avançado, mas dado que você vai ter que por ela no projeto, seu orientador precisa tá a par disso e aprovar
  • Você pode fazer em grupo com seus coleguinhas, mas ainda assim o projeto de extensão tem que tá explicado no documento de entrega de todo mundo
  • Pode ser um perfil no instagram ou um canal no youtube (mas pode ser coisas mais legais/elaboradas/impactantes também).
  • As AEX costumam ter algum tipo de avaliação do público alvo em relação ao projeto, meio que pra “comprovar o impacto extra-muros”. Aqui, as orientações foram no sentido de criar um forms de feedback ou mesmo contar visualizações e curtidas no perfil de divulgação científica, por exemplo.
  • Quanto ao envolvimento do Orientador no projeto de extensão, foi dito que “idealmente, ele tem que estar envolvido sim, inclusive porque ele precisa assinar a carga horária”. - achei meio irrealista esperar que os orientadores entrem nessa, mas o que dá a entender também é que é só uma questão de te deixarem fazer a extensão

Como é a primeira vez que a gente tem que fazer esse projeto de extensão, nós estamos perdidos, mas todo mundo lá também tá e provavelmente mais. Então assim guys... eu diria pra não se estressarem muito com isso, porque acho que a coisa vai se consolidar mesmo em cima do que a gente entregar, então não deve dar problema. E, caso dê, ou seja, caso não aceitem seu projeto de extensão, o que vai acontecer é só "Depois que o projeto voltar da assessoria, vocês podem ter acesso ao parecer e poder ajustar de acordo com o sugerido".

Pra quem tá totalmente perdido nisso, deixo aqui o print dos métodos, objetivos e cronograma de um projeto de Jornalismo Científico da FAPESP pra servir de inspiração.

Projeto de Divulgação Científica sobre Células-Combustível

Give me a dick about avançado

Espaço dedicado para os veteranos queridos que toparem trazerem palavras de suporte e recomendações para nós: os tadinhos que ainda não estão no avançado. Como eu ainda tô no segundo time, vou ficar devendo essa seção pra vcs, mas tá aqui o espaço pra contribuições:

  • Sempre bom procurar no favo ou outros lugares por pessoas que já tiveram experiências com possíveis orientadores
  • Preste atenção aos sinais das primeiras interações com os candidatos a orientadores, ninguém quer acabar com um orientador tóxico ou fantasma (especialmente quando tiver perto do prazo de entregar o projeto ou relatório e ele não responde seus emails)
  • Também é bom lembrar que cada um tem sua experiência, então sente no seu coração antes de se ligar iônicamente no que você ouvir
  • Não entre em desespero quando for a primeira aula de neuro e a merari agir como se todo mundo tivesse o projeto pronto menos você
  • some other dick
  • and other dick
  • and another
  • d
  • i
  • c
  • k
  • s

Exemplo de Avançado

Pra você que achou que o GPT era melhor que você em tudo, segue abaixo o projeto que ele escreveu quando eu pedi que o fizesse:

Projeto de Iniciação Científica – Ciclo Avançado

Título: Dinâmica Quântica das Meias Perdidas em Máquinas de Lavar

Aluno: Fulano da Silva – Nº USP: 12345678 – Turma: 33

Orientador: Prof. Dr. Homero de Calças Flutuantes

Área: Física Experimental Aplicada ao Cotidiano Quântico

Duração Prevista: 4 semestres

1. Introdução

O desaparecimento inexplicável de meias em lavagens domésticas é um fenômeno recorrente e ainda não satisfatoriamente explicado. Frequentemente tratado como um evento anedótico ou trivial, esse padrão merece uma análise científica rigorosa, dada sua consistência empírica ao longo de décadas em domicílios de todo o mundo.

Este projeto propõe que o desaparecimento de meias possa estar relacionado a efeitos quânticos não triviais, como a superposição de estados e o teletransporte interdimensional, em que meias "saltam" para universos paralelos durante ciclos específicos da lavagem.

Inspirando-se na física de sistemas abertos e na teoria dos multiversos, sugerimos que certos pares de meias entram em estados de entrelaçamento quântico, e que o colapso da função de onda durante o processo de centrifugação pode provocar a perda de uma meia do par.

Além disso, o fenômeno é potencialmente influenciado por fatores materiais, cromáticos e até comportamentais dos usuários, exigindo uma abordagem interdisciplinar envolvendo física, estatística, psicologia doméstica e engenharia de lavanderia.

2. Objetivos

Objetivo Geral

Investigar os mecanismos quânticos, estatísticos e sociais relacionados ao desaparecimento de meias em máquinas de lavar.

Objetivos Específicos

  • Quantificar a taxa de desaparecimento por cor, padrão e tipo de tecido das meias.
  • Modelar matematicamente o entrelaçamento quântico entre meias de um mesmo par.
  • Simular ciclos de lavagem em ambientes de vácuo quântico e gravidade modificada.
  • Estabelecer correlações entre o modelo quântico e dados empíricos domésticos.
  • Desenvolver uma teoria estatística para "eventos de decoerência têxtil".
  • Publicar resultados em periódico acadêmico interdisciplinar.

3. Metodologia

O projeto combina análise experimental, simulação computacional e modelagem teórica:

  • Instalação de sensores LIDAR e câmeras 4K infravermelhas em máquinas de lavar residenciais.
  • Utilização de pares de meias marcados com tinta fluorescente e RFID.
  • Simulações computacionais em ambientes modelados com engines físicas, como Unity e Minecraft modificado.
  • Aplicação de algoritmos de colapso de função de onda com variações baseadas em temperatura, rotação e espuma.
  • Cálculo da função de onda de sistemas de dois pares com apoio de notebooks e cafés artesanais.
  • Coleta de dados em campo, com participação de famílias voluntárias.

Extensão universitária: será implementado o projeto **"Lavanderias do Saber"**, que levará parte da pesquisa e workshops de ciência cotidiana a comunidades de baixa renda com foco em divulgação científica e educação doméstica com base científica.

4. Cronograma

Semestre 1:

  • Revisão bibliográfica em física quântica, multiversos e estudos domésticos.
  • Início do projeto "Lavanderias do Saber".
  • Curso "Teoria das Meias" e "Introdução à Lavagem Experimental".

Semestre 2:

  • Instalação dos sensores e início da coleta de dados.
  • Curso "Métodos Avançados de Achologia Doméstica".
  • Primeira rodada de simulações computacionais.

Semestre 3:

  • Modelagem matemática e estatística dos dados obtidos.
  • Redação do artigo: Schrödinger's Sock – uma abordagem experimental.
  • Apresentações nos encontros do projeto de extensão.

Semestre 4:

  • Submissão de artigo a periódico internacional.
  • Apresentação oral em congresso nacional.
  • Finalização do projeto de extensão com evento aberto ao público.

5. Grade Curricular Proposta

Semestre 1:

  • CCM0318 – Iniciação à Pesquisa I (12 créditos)
  • FIS0410 – Mecânica Quântica I (4 créditos)
  • MAT0202 – Introdução à Modelagem Matemática (4 créditos)
  • CCP1010 – Escrita Acadêmica e Divulgação Científica (4 créditos)

Semestre 2:

  • CCM0328 – Iniciação à Pesquisa II (12 créditos)
  • MAT0435 – Topologia (4 créditos)
  • FIS0455 – Termodinâmica do Doméstico (4 créditos)
  • EAD0301 – Práticas em Extensão Científica (4 créditos)

Semestre 3:

  • CCM0418 – Iniciação à Pesquisa III (12 créditos)
  • MAC0310 – Simulações Computacionais com Meias (4 créditos)
  • MAT5013 – Física de Multiversos Aplicada (4 créditos)
  • PSI1123 – Psicologia e Cotidiano Quântico (4 créditos)

Semestre 4:

  • CCM0428 – Iniciação à Pesquisa IV (12 créditos)
  • TCC001 – Projeto Final de Lavanderia Quantificada (6 créditos)
  • GEP0444 – Ética, Sociedade e Ciência Aplicada (4 créditos)

6. Referências

  • Schrödinger, E. Sobre superposição e roupas íntimas. *Journal of Hypothetical Laundry*, 1935.
  • Clean, M. & Dry, S. Lavagem e Entropia: estudo de caso com sabão em pó. *Lavandaria Quântica Press*, 2020.
  • Têxtil, A. M. Meias e Multiverso: uma abordagem contemporânea. *Ciência do Armário*, 2022.
  • Bosch, M. Paradoxo do tambor giratório e outras conspirações. *Revista de Eletrodomésticos Misteriosos*, 2019.
  • Einsoft, A. Relatividade Geral das Roupas Molhadas. *Annalen der Waschmaschinenphysik*, 1916.